☰ MENU
|
logo entre chaves logo logo entre parêntesis

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS

Uma nova consciência do "SER" terapeuta

Comissão Didático Pedagógica da Fenate Alerta Sobre Certificações

24.07.23

Ronaldo José de Menezes

Dr.Professor Ronaldo José de Menezes
FENATE/PE 0004
Presidente da Comissão Didático Pedagógica da FENATE

A Comissão Didático Pedagógica da FENATE, aprovada pela Resolução 004/2011, que é resultado de pesquisas on-line com as diretorias dos sindicatos e ratificada no II Congresso Nacional de Terapeutas em Belo Horizonte, foi criada em 15 de outubro de 2011 e vem atuando, nesta atual Gestão, no sentido de avaliar, orientar escolas, Cursos, ou qualquer outra entidade que oferte cursos na área das Terapias.

Essas avaliações procedem quando o Terapeuta ao solicitar filiação apresenta certificados, ou quando sendo filiados, apresentam certificados de novos cursos. Após os certificados serem avaliados, tem-se observado que determinados cursos não contemplam as exigências da FENATE no que concerne a qualidade da matriz curricular, cargas horárias, estágios, prática e outros critérios.

O Presidente da Comissão Didático Pedagógica da FENATE Dr.Professor Ronaldo José de Menezes, preocupado com as formações, especialmente com as ofertas que estão cada vez mais frequentes no mercado, quando se oferecem cursos com até 75 técnicas, trás uma mensagem aos Terapeutas que buscam formações na área das terapias, como também às escolas, institutos, faculdades, no sentido de sugerir e orientar.

"Gostaríamos de compartilhar com vocês a importância das formações em Terapias e ressaltar a seriedade com que a FENATE tem se dedicado a esse assunto. É fundamental que os cursos de formação em Terapias estejam preparados para oferecer uma educação sólida e completa aos profissionais que estão ingressando nesse campo.

Nós, da FENATE, acreditamos que a carga horária e os estágios são elementos essenciais para preparar de forma adequada os terapeutas para o mercado de trabalho. Afinal, estamos falando do cuidado e do tratamento dos pacientes, que devem ser a prioridade em qualquer formação.

Especialmente no caso do Curso de Formação em Psicanálise, conforme análise Técnica feita recentemente (em anexo), é imprescindível que o curso ofereça análises individuais, pois sabemos o quão importante esse processo é para a formação do terapeuta psicanalista.

Portanto, queremos alertar a todos os cursos e instituições que ministram formações terapêuticas para a importância de se atentarem a esses requisitos fundamentais para uma formação de qualidade.

A FENATE está comprometida em promover a excelência nas formações terapêuticas e em garantir que os profissionais estejam plenamente preparados para oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes.

Contem conosco para esclarecer quaisquer dúvidas e para juntos, fortalecermos a área das Terapias e oferecermos um cuidado cada vez mais qualificado para aqueles que necessitam.

Atenciosamente,

Dr.Professor Ronaldo José de Menezes
FENATE/PE 0004
Presidente da Comissão Didático Pedagógica da FENATE"

Curriculum do Dr Ronaldo José de Menezes

Parecer Técnico com rejeição da certificação pela Comissão Didático Pedagógica da FENATE