☰ MENU
|
logo entre chaves logo logo entre parêntesis

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS

Uma nova consciência do "SER" terapeuta

FENATE convoca Terapeutas para refletirem sobre a importância do resgate histórico das raízes ancestrais da Categoria que compõe a Primeira Medicina do Mundo.

23.04.2026

AS TRÊS TENDÊNCIAS DAS MEDICINAS

A Presidente da Federação Nacional dos Terapeutas Adeilde Marques, convida os Terapeutas do Brasil para uma refleção sobre as raízes ancestrais dos Terapeutas ao longo da história até a atualidade. E incentiva que, diante de tantas mudanças a nível planetário e tantas “verdades” vindo à tona, é chegada a hora de rever a situação desta categoria da Saúde, primeira medicina do mundo, dizendo que “chegou a hora de fazermos um resgate das raízes históricas ancestrais, não para justificar nossa escolha de SER TERAPEUTA mas para, enquanto TERAPEUTAS, sabermos nos posicionar melhor na vida”, afirma Adeilde.

Segundo ela, Jung dizia que “carregamos conteúdos herdados tanto individuais quanto coletivos, que influenciam nossa forma de ver o mundo, reagir e decidir”. Lembrando ainda que no VII Congresso Nacional dos Terapeutas e IV Congresso Internacional dos Terapeutas q aconteceu em Aracaju em junho de 2025, o renomado palestrante e terapeuta Luciano Alves foi o destaque quando constelou a categoria após abordar o tema de sua palestra "Cuidando do Cuidador à ótica da Constelação Familiar – Exercício Sistêmico Coletivo". Luciano Alves conduziu os participantes por uma jornada de autoconhecimento, demonstrando como a própria história familiar do terapeuta, o "cuidador", molda seu comportamento profissional. A iniciativa reforçou a mensagem de que a cura pessoal é o primeiro e mais importante passo para se tornar um guia eficaz na cura do outro. https://fenate.org.br/noticias/n2025/n2025-08-08-congresso-luciano.html

Voltando ao importante fato de conhecer as raízes ancestrais do Terapeuta, ela trás um olhar sobre a CRONOLOGIA, mostrando que desde Homero (928 a.C a 898 a.C), já falava: “aqueles que cuidam, tanto do corpo como da Alma, eram considerados TERAPEUTAS.”

Adeilde fala que, ao longo da História foram se formando Tendências na área da Saúde, começando por Hipócrates (460 a.C a 377 a.C), que criou a Primeira Tendência em Saúde - A Medicina Hipocrática, a primeira medicina do mundo. Durante o período de 332 a.C a 129 d.C vigorou esta Medicina.

A Segunda Tendência aparece no período de 120 a 160 d. C quando Galeno cria a Medicina Galênica, sendo considerado o Pai da Farmácia. A partir de então a tendência hipocrática - Medicina Natural passa a ser sufocada, embora as duas tendências existam até os dias de hoje.

Desde a década de 30 até os dias de hoje surge uma Terceira Tendência em Saúde, respaldada pela OMS e Ministério da Saúde, que cria diversas denominações para esta terceira tendência, onde o Termo “Integrativo” vem confundindo as duas tendências anteriores.

Entenda no video abaixo, com as explicações da Presidente da FENATE, a quem se deve este resgate histórico, e que vem expondo nas redes sociais com o intuito de esclarecer a sociedade como um todo, buscando o equilíbrio para as desinformações que são veiculadas sobre o termo Integrativo.

https://fenate.org.br/noticias/n2025/n2025-06-26-congresso-adeilde.html

Image
Image

Então atualmente há muita dúvida sobre qual nomenclatura a ser usada, pois o termo INTEGRATIVO tem difundido bastante, mas os demais – natural, holistico, complementar, naturopata, onde o Terapeuta se situa realmente? Isto tem confundido bastante a cabecinha não só dos terapeutas, mas em geral.

A FENATE está buscando ESCLARECER e direcionar a sociedade através das suas redes no sentido de direcionar as pessoas para os conhecimentos da verdadeira identidade do profissional TERAPEUTA NATURAL.