☰ MENU
|
logo entre chaves logo logo entre parêntesis

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS

Uma nova consciência do "SER" terapeuta

FENATE Participa de Audiência Pública na Assembléia Legislativa de Rondônia

25.04.22

Em atendimento ao Requerimento do Deputado Alex Redano, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, foi realizada uma Audiência Pública que discutiu sobre "a atuação de determinadas técnicas em terapias, especificamente a Ozonioterapia".

Em virtude de várias denúncias e ações da Vigilância Sanitaria de alguns municípios do Estado de Rondônia, que passaram a proibir a atuação de Terapeutas, especialmente nas técnicas da Ozonioterapia e Acupuntura, a Presidente da FENATE Adeilde Marques, intermediada pelo Terapeuta Rondoniense Elmo Cassio, filiado à FENATE, apresentou a sugestão para realização da Audiência.

audiência

Participaram do evento as autoridades Deputado Alex Redano - Presidente da ALE-RO e proponente da Audiência Publica, o Coronel Gregório - Diretor Geral da AGEVISA ( Agência Estadual de Vigilância em Saúde), a Dra. Maria do Socorro da Silva - Mestre em Ciências da Saúde e Assessora Executiva da Presidência da ALE-RO, Adeilde Marques - Presidente da Federação Nacional dos Terapeutas, Ana Paula Guedes Brandão - Enfermeira representando a Coordenadoria de Atenção Integral em Saúde, Vereadores, dentre outras autoridades presentes, contando ainda com a participação de diversos terapeutas pela página virtual da Assembléia Legislativa no facebook, no youtube e pela TV Assembléia Canal 7.2.

Após a abertura pelo Deputado Alex Redano, e fala dos componentes da Mesa, a Presidente da FENATE passou a fazer uma explanação em datashow, sobre a história da FENATE e as dificuldades atuais pelas quais a categoria de Terapeutas passa.

apresentação
Apresentação da história da FENATE
público

A Audiencia Publica, que tinha o objetivo de regulamentar o profissional Terapeuta, com a inclusão na Lei Oregânica do Estado, resultou na criação de um Grupo técnico para aprofundar sobre a situação da categoria. Segundo o Deputado Alex Redano "o congresso poderia debater este assunto mais a fundo. Que vai trazer mais segurança juridica a todos os Estados e o Congresso. Eles têm prerrogativa e a competência pra regular profissões", e sugeriu um grupo técnico de estudos para apresentar alternativas onde participariam a Assembléia Legislativa, a AGEVISA, a FENATE, Secretaria de Saúde de Rondônia, e mais a participação de algum Conselho de Classe, com fins a encaminhar os resultados à Bancada Federal para que a categoria seja reconhecida e tenha a sua atuação devida.

Conforme a Dra. Maria do Socorro da Silva - Assessora Executiva da Presidência da ALE-RO e responsável pela ação, o parecer final será apresentado em Sessão Plenária e encaminhada à Bancada Federal "para ser a voz no Congresso Federal", finalizou Dra Maria do Socorro.

Fotos: Thyago Lorentz - ALE-RO