FENATE participa de Mesa Redonda na Câmara Federal
27.04.21
A Presidente da Federação Nacional dos Terapeutas -FENATE Adeilde Marques, participa da Mesa Redonda “Demandas da Sociedade Civil Organizada para o Ano de 2021” acatando o convite do Presidente da Comissão de Legislação Participativa - CLP da Câmara dos Deputados, Deputado Waldenor Pereira (PT/BA).
Na sua fala Adeilde informa que FENATE estará completando 17 anos em junho próximo, e explica:” São 17 anos na construção de uma história de lutas na busca pela regulamentação da Categoria Profissional de Terapeutas.
Em 2007 encaminhamos para esta Casa a sugestão de Projeto de Lei, ATRAVÉS do Deputado Luiz Couto, mas o mesmo encaminhou à deputada Luiza Erundina, fundadora desta Comissão.
Por haver um pedido paralelo, a CLP promoveu audiências públicas para conhecer melhor sobre a categoria, ainda no anonimato, o que culminou com o PL 6959/2010. Histórias gravadas nos anais Desta Casa e no nosso site fenate.org.br
Nestes 17 anos a FENATE criou a identidade do TERAPEUTA, ampliou sua visibilidade nos Congressos Nacionais e internacionais que realizamos, onde através de palestras, lançamento de livros e exposição de produtos ficou notório o trabalho que dignifica nosso classe.
Criamos Resoluções, fundamos 16 sindicatos estaduais e conquistamos 5 cartas sindicais para os sindicatos de Sergipe, Alagoas, Paraiba, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Passamos por altos e baixos normais no mundo sindical, mas sobrevivemos. E a cada dificuldade superada, nos fortalecíamos cada vez mais.
Como representante da Categoria Profissional de Terapeutas solicitamos que Vossa Excelência juntamente com os demais parlamentares, apensem ao PL 6959/2010, todos os Projetos de Lei das Terapias que tramitam nesta Casa, para que os TERAPEUTAS possam ter sua profissão finalmente regulamentada, e possamos trabalhar com dignidade, contribuindo legalmente para com a Saúde no nosso país, em consonância com as demais categorias da Saúde.
QUE DEUS ABENÇOE A ESTA CASA E TODOS QUE A COMPÕEM, E ABENÇOE A NOSSA LUTA” finaliza Adeilde.
Em 2019, neste mesmo evento, participou presencialmente da Posse do Deputado Leonardo Monteiro como Presidente da CLP naquele ano, e deixou na Casa o mesmo pedido para apensar os projetos das terapias vigentes na Câmara Federal.