☰ MENU
|
logo entre chaves logo logo entre parêntesis

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS

Uma nova consciência do "SER" terapeuta

Consulta Publica Sobre PLS 174/2017 Está em Andamento, Aberta para Votação, mas Intriga Ala dos Favoráveis

10.09.2017

Se você QUER CONTINUAR SENDO ATENDIDO POR TERAPEUTAS, apoie esta causa.
"VOTE SIM". Qualquer pessoa pode votar

O PLS 174/2017, sugestão da FENATE e de autoria do Senador Telmário Mota está em votação no Portal "E-Cidadania-?" para que se possa opinar sobre a Regulamentação e o exercício da profissão de Terapeuta Naturalista, devendo continuar enquanto o Projeto tramitar no Senado. As Consultas Públicas são para todos os Projetos e proposições que tramitam no Senado.

Qualquer pessoa pode votar SIM pela regulamentação, se for favorável a que esta categoria venha a ser oficializada pelo Congresso, ou votar NÃO, caso entenda que esta categoria não precisa de regulamentação, ou seja, continue a atuar sem ter quem a fiscalize, levando a população que necessita dos cuidados com sua saúde, a ser atendida por profissionais competentes ou não. A sorte é quem vai ditar.

Várias coisas estão acontecendo neste interim e as divergências são muitas, dividindo as opiniões. Vejamos algumas situações:

Há um grupo de terapeutas que tem votado NÃO, informando a preferência em continuar na marginalidade. Vejamos: "...pois eu, a princípio, sou contra. No Brasil, em regra, as regulamentações de profissões normalmente se resumem em impor ao profissional o pagamento de anuidades, registros, etc. e de uma série de obrigações. Poucas vezes trazem benefícios diretos ao profissional ou à sociedade. Com isso não estou dizendo que defenda o oba oba, mas quando o Estado intervém, normalmente atrapalha mais do que ajuda". Outro informa: "Sou contra! prefiro ser livre para trabalhar do que depender do governo para decidir minha vida e meu destino. Um mercado não regulamentado é livre para trabalhar sem interferência do governo e eu acho isso ótimo." 

Mas o maior problema está em quem tenta votar SIM, ou seja, nos terapeutas que querem a regulamentação. Para votar é necessário cadastrar-se no portal E-Cidadania, mas a informação de muitos é que ao tentar cadastrar, por até quase uma hora de tentativa, a resposta é sempre a mesma: "seu cadastro não foi confirmado" e "cidadão não localizado". Foi o que nos informaram várias pessoas que estão tendo dificuldade de votar: " 9/9 11:23] R M: JÁ passei uma hora votando...estão sempre falando que tem algum erro manda repetir tudo, não sei quantas vezes. [9/9 11:24] R M: Mandaram criar outra senha criei...e ainda tem erro? [9/9 11:25] R M: .deixei pra lá tenho o que fazer o e mail já tenho a tanto tempo não tem erro nenhum...[9/9 11:26] R M Certinho foi o que deixei lá."

Para a Deputada Erik Kokai, "é imprescindível a regulamentação de profissões que, de qualquer modo, envolvam a saúde da população, pois ficará claramente estabelecido um âmbito exclusivo de competências para serem exercidas por aqueles que cumprirem os requisitos impostos na legislação. No caso do Terapeuta Naturista (melhor no nosso entender Terapeuta Naturalista), seria dele a atribuição exclusiva de utilizar os recursos primordiais da natureza para manter e restaurar a saúde humana."

O link de acesso para votação é PLS 174/2017 - PROJETO DE LEI DO SENADO nº 174 de 2017 - Regulamenta o exercício da profissão de terapeuta naturista.

A Consulta Pública permanece durante a tramitação do Projeto de Lei e não interfere nos resultados da tramitação, desde que os parlamentares entendam que há a necessidade.

A categoria existe, avança cada vez mais tomando espaço em hospitais, postos de saúde e em todas as esferas da sociedade, faltando apenas o reconhecimento e a Lei que a ampare.

Qualquer pessoa pode votar.

Se você QUER CONTINUAR SENDO ATENDIDO POR TERAPEUTAS, apoie esta causa.

"VOTE SIM" para que esta categoria profissional possa atuar legalmente.

Conheça o projeto em tramitação

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 174,DE2017