☰ MENU
|
logo entre chaves logo logo entre parêntesis

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS

Uma nova consciência do "SER" terapeuta

I Congresso dos Terapeutas do Maranhão

11.04.2016

O Primeiro Congresso dos Terapeutas do Estado do Maranhão foi a concretização de um sonho acalentado pelos terapeutas do Estado, tendo à frente o "bandeirante" Edi Viega.

cartaz
mesa

A mesa de abertura foi composta por (esq)Superintendente Regional do Trabalho Sílvio Conceição Pinheiro; O Chefe de Divisão de Serviço Social e Médico, Dr Marcelo Henrique Vasconcelos, representando o Reitor da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA; a Secretária Municipal de Saúde Helena Duailibe Ferreira, também representando o Prefeito Edivaldo Holanda; Edi Viega Gomes, fundador do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Maranhão em tramitação; a ex-presidenta da Federação Nacional dos Terapeutas Adeilde Marques, representando o Presidente Jimmy Albuquerque; o Secretário Adjunto da Secretaria de Educação Manuel Pedro Castro, representando o Secretário Felipe Costa Camarão; a Diretora de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembléia Legislativa do Maranhão, Quitéria Farias.

Após a composição da mesa e entoação do Hino Nacional, as Autoridades convidadas fizeram as devidas manifestações.

Dr. Manuel Pedro Castro
Dr. Manuel Pedro Castro

O Secretário Adjunto da Secretaria de Educação Manuel Pedro Castro, parabenizou a iniciativa da formalização da categoria profissional, dizendo estar feliz pelo momento especial de fortalecer uma categoria que tem uma contribuição muito importante para a população. Considera uma esperança por dias melhores para a sociedade maranhense, e que certamente o "Governo do Estado não faltará com o apoio para que vocês se fortaleçam para exercer com dignidade os problemas que virão pela frente", concluiu.

O Dr. Silvio Conceição Pinheiro, Superintendente Regional do Trabalho, agradece o convite e diz que o caminho a percorrer é longo, para conquistar a Carta Sindical e contribuição sindical. Sugeriu parceria com parlamentares para apoiarem os projetos de Lei que já tramitam na Câmarana luta pela classe e da necessidade de prestar contas das suas ações, como também o associado deve cobrar resultados que busquem melhoria da classe. E conclui dizendo que "A DRT está à disposição, pois á é a casa do Trabalhador, como do empregador também."

Sílvio Conceição Pinheiro
Sílvio Conceição Pinheiro
Adeilde Marques

A representante da FENATE, Adeilde Marques, faz uma passagem geral sobre as terapias desde tempos remotos, a sua entrada no Brasil, e sua caminhada até os dias de hoje, e o papel da Federação Nacional dos Terapeutas nesta história. Das lutas para fundar os 15 sindicatos, os altos e baixos e as batalhas no Congresso Nacional em busca da Regulamentação e reconhecimento da Categoria de Terapeutas, que completa doze anos em 08 de junho próximo.

Edi

O Terapeuta, Edi Viega fala da importância de filiação ao sindicato que está se formando, que passa a ser o representante legal da categoria no Maranhão. Lembra que em caso de denúncia, é o sindicato que vai defender o terapeuta.

Falou da importância de seguir o Estatuto, que é a lei que vai reger a categoria. E pede a união da classe para fortalecer o movimento no Maranhão, no Brasil para a regulamentação.

Garantiu que deverão seguir o Código de Ética. Falou que o terapeuta terá orientação jurídica, e que sabe que vai continuar contando com o apoio da Federação Nacional dos Terapeutas, através de Adeilde Marques, que vem orientando desde as primeiras intenções.

Convocou os terapeutas para no dia 15, oficializar a aprovação do Estatuto e eleição da Diretoria, conforme publicação dos editais do Diário Oficial da União e Diário do Maranhão.

GALERIA

congresso congresso congresso congresso