☰ MENU
|
logo entre chaves logo logo entre parêntesis

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS

Uma nova consciência do "SER" terapeuta

FENATE Visita Ministério do Trabalho para Tratar de Inclusão de Novas Terapias na CBO

05.04.2013

Em janeiro de 2013 o Ministério do Trabalho divulga nova atualização da CBO- Classificação Brasileira de Ocupações, quando reconhece e amplia o número de terapias, desta vez um grupo mais extenso incluído na Família Ocupacional de Tecnólogos e Técnicos em Terapias Alternativas e Estética sob Código 3221.

As atualizações anteriores aconteceram em 2002 e 2008, e cada vez mais as terapias vão sendo reconhecidas como ocupação, o que é o primeiro passo para a regulamentação.

Aline

No Ministério do Trabalho, a presidenta da Fenate, Adeilde Marques, é recebida pela Técnica da CBO Aline Martins, que explicou que “a CBO reconhece uma ocupação para fins estatísticos, classificatórios, e para fins de reconhecimento junto ao mercado de trabalho.”

Com aproximadamente 2.400 ocupações, e apenas 890 regulamentadas, atualmente algumas profissões passam a ser regulamentadas, o que até então não estava acontecendo, o que trás uma esperança para a categoria de Terapeutas que há 9 anos batalha por esta realização.

Segundo Aline Martins, “estando incluído na CBO, já é um passo para a regulamentação. A idéia da CBO é criar uma identidade do profissional que passa a ser incluído na RAIS – Relação Anual de Informação Social, no CAGED , pode ter anotação na Carteira Profissional, passa a fazer parte de dados estatísticos, qualitativos e quantitativos com relação àquela ocupação, pois a CBO é a única classificação de ocupação do país.

Segundo a presidenta da FENATE, Adeilde Marques, apesar da inclusão de um vasto número de terapias, ainda existem várias novas terapias de eficácia comprovada no tratamento e cura que precisam ser reconhecidas e passem a fazer parte deste cadastro, como é o caso da Morfologia do Sangue, Terapia Transpessoal, Arteterapia, Experiência Somática, dentre outras, com profissionais preparados e com competências necessárias para a sua realização.

Algumas ações por parte da diretoria da Fenate já estão sendo tomadas para que estas novas terapias sejam incluídas.