Rio Grande do Sul leva o Prêmio "Irmã Maria do Socorro"
25.09.2012
Seguindo a programação, a presidenta da FENATE, Adeilde Marques apresentou o lançamento do Prêmio "Troféu Irmã Socorro", que passa a se incluir na programação dos próximos congressos e premiar o TERAPEUTA que desenvolver o melhor trabalho sobre o tema do congresso, que neste primeiro ano de lançamento foi " A INSERÇÃO DO TERAEUTA NO PROGRAMAS DE SAÚDE, JÁ". O tema deveria versar sobre a inclusão do TERAPEUTA nos Programas de Saúde do Ministério de Saúde e nos Programas do SUS, uma vez que esta categoria, por não estar vinculada a um Conselho Federal, deixa de ser contemplada, sendo apenas reconhecida como ocupação no Cadastro Nacional de Ocupações - CBO do Ministério do Trabalho.
O trabalho premiado teve o título "A INSERÇÃO DO TERAPEUTA NOS PROGRAMAS DE SAÚDE, JÁ" sendo agraciada a terapeuta Júlia Rosa da Silveira, do Rio Grande do Sul.
O Prêmio foi criado para homenagear a Irmã Socorro, freira com vasto trabalho pela comunidade pobre de sua terra, por seu empenho e dedicação à causa dos Terapeutas do Brasil, e por sua preocupação em ver a categoria beneficiada pelo governo federal.
A réplica tem o formato do Estado da Paraiba, terra natal da Irmã Socorro, e anualmente será concedida ao melhor trabalho que venha a versar sobre os temas dos Congressos Nacionais de Terapeutas.
Além do Troféu, o ganhador recebe uma soma em dinheiro, que neste ano de 2012 teve o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).
Seguindo as regras do Congresso, a tese foi apresentada à banca examinadora, que elaborou ata para validação do concurso, que será registrada no Cartório do 2. Ofício em Brasilia, onde toda documentação da Fenate é registrada.
Ata da Apresentação da Tese
Pagamento do Prêmio
Após o Congresso, o Conselho Fiscal da Fenate e Tesouraria reuniram-se para ratificar o pagamento do valor de R$ 400,00 referente à premiação do primeiro lugar.