☰ MENU
|
logo entre chaves logo logo entre parêntesis

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS

Uma nova consciência do "SER" terapeuta

Curso de Formação em Terapias Integrativas

16.09.2011

Uma proposta da FENATE, encaminhada aos sindicatos estaduais, vingou. Realizar um curso com a mesma matriz curricular através dos sindicatos estaduais, que prepare o terapeuta ou o pleiteante à carreira de Terapeuta, de forma adequada, para atuar com terapias no mercado de trabalho de forma consciente, estruturada e responsável.

O fato é por ainda existir, pautados na Lei dos cursos livres, muita informação e formação inadequada, a exemplo de "cursos" com carga horária de 20 horas, o que serve apenas para dizer que aquela especialidade em terapia existe, o que não prepara o aprendiz para atuar no mercado de trabalho. Isto demonstra pouca ou nenhuma responsabilidade por parte de quem ainda usa este método para ganhar dinheiro às custas dos que, por pouca informação, se deixam convencer, pensando estar sendo preparado para atuar como Terapeutas, o que culmina em prejuizo para a sociedade que busca esses "profissionais" despreparados.

Por conta disso, a FENATE, decidiu elaborar um curso com matriz curricular única para ser desenvolvido nos Estados, focado numa carga horária mínima de 760 horas, onde o futuro Terapeuta terá uma preparação mais adequada, para atuar na área das terapias.

O curso já está sendo realizado no Estado da Bahia, e inicia em Aracaju dia 05 de novembro de 2011.

Sobre a oficialização dos cursos, algumas medidas já estão sendo tomadas pelos sindicatos estaduais para frear a ação dos cursos irregulares. Quando o terapeuta busca filiar-se ao sindicato do seu Estado, o sindicato só aceita os certificados de cursos reconhecidos e avaliados pela Federação Nacional dos Terapeutas, de acordo com a Resolução 003/2007 da FENATE, que exige uma carga mínima de horas/curso com estágio.

" Até que se oficialize a faculdade ou universidade que atenda esta categoria, este curso vem oferecer a formação básica dos que buscam a OCUPAÇÃO de Terapeuta", é o que fala a presidenta da FENATE, Adeilde Marques, que nestes 7 anos de ação, pôde conhecer de perto a realidade das terapias no Brasil e suas deficiências.

No Estado de Sergipe, a aula inaugural acontece em 05 de novembro de 2011. Os interessados em participar do curso devem preencher um contrato de prestação de serviços com as instituições envolvidas, sob a supervisão da FENATE. Os professores contratados também serão selecionados e supervisionados pela FENATE

A MATRIZ CURRICULAR abrange as matérias: *Anatomia / Fisiologia Humana / Patologia / *Florais (Bach, Saint German e outros) / *Cromoterapia/Cromopuntura/Cromoradiestesia / * Diagnóstico através da Iridologia / * Diagnóstico Laboratorial / *Yoga / Meditação e Qualidade de Vida / * Fitoterapia / *Naturologia / *Alimentoterapia/Trofoterapia/ Dietoterapia / *Geoterapia / Hidroterapia / *Aromaterapia / *Primeiros Socorros em Terapia, Epidemiologia, Higiene e Profilaxia / * Ética, Legislação e Cidadania / Legislação e Direito nas Terapias / *O SUS e Políticas Públicas de Saúde X Inclusão das terapias - Leis Municipais, Estaduais e Federais / *Prática supervisionada.

Informações pelo site www.fenate.org.br