☰ MENU
|
logo entre chaves logo logo entre parêntesis

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS

Uma nova consciência do "SER" terapeuta

Projeto de Lei é Aprovado no Estado do Mato Grosso

03.07.2011

O Sindicato dos Terapeutas do Estado de Sergipe já está aplicando a Lei Municipal 3.685-D/2009.

Após o advento do IV Encontro de Terapeutas em Sergipe, onde se discutiram a Lei Municipal 3.685-D/2009 e a Resolução 003/2007 da FENATE, e ratificada a necessidade de se começar a aplicar a Lei, discussão esta em que participaram o Presidente da Câmara Municipal Emmanuel Nascimento, Vereador Valdir Santos, Relator do Projeto, representantes da Vigilância Sanitária, FENATE, SINTE-SE, Terapeutas e sociedade...

diretoria
Diretores do SINTE-SE

... a diretoria do SINTE-SE passou a aplicar a Lei para uma maior organização e respeitabilidade para os terapeutas no Estado de Sergipe, e segurança da sociedade sergipana.

Uma das medidas tomadas pela diretoria refere-se a registros de cursos na FENATE. Ao apresentar-se ao Sindicato para filiação, o terapeuta apresenta todos os certificados na área. Quando estes certificados não são registrados na FENATE, estes certificados não são aceitos de imediato, até que a Instituição, ou professor apresente documento de legalização junto à Fenate.

"Sabemos que tem muita escola boa, muitos cursos excelentes neste Brasil, vindo de professores ou escolas, espaços de terapias, que merecem respeito pela qualidade que oferece. Mas sabemos também que ainda existem muitas pessoas que oferecem cursos de final de semana, e leva os participantes a atuar no mercado de trabalho sem o mínimo conhecimento, sem o número de horas mínimo exigido pela Fenate", disse a presidente do SINTE-SE, Solange Guedes.

Solange
Solange Guedes
Adeilde

"Quando as escolas ou entidades registram seus cursos na FENATE, este material passa por uma avaliação da qualidade do material, e se aprova ou não. No caso do material inadequado, a FENATE orienta quanto aos pontos que precisam ser melhor qualificados para então liberar a instituição (pessoa jurídica) ou professor (pessoa física), aos quais, após analise documental aprovada, fornece uma certidão de reconhecimento, reconhecimento este que fica divulgado no site da FENATE", salientou Adeilde Marques, presidenta da FENATE.

Os sindicatos estaduais filiados à FENATE, passam então a receber os certificados dos terapeutas que buscam filiar-se, somente de cursos que passaram por este crivo, para não correr o risco de acolher profissionais despreparados.

A divulgação dos cursos e professores pode ser vista no site da Fenate, como também os terapeutas filiados nos Estados podem ser visualizados no mesmo site, entrando-se no link da bandeira de cada estado (lado esquerdo) e procurando por PROFISSIONAIS. Mais uma opção que a sociedade tem de verificar se o terapeuta é credenciado no seu órgão de classe ou não.

Valorização da classe

Outra medida que os sindicatos estão tomando, é quanto ao uso do jaleco. Uma idéia que nasceu no Terceiro Encontro de Terapeutas do Mato Grosso e que está sendo adotado pelos terapeutas nos diversos Estados.

Para uma melhor identificação, no ombro esquerdo fica o símbolo da Fenate, no ombro direito o simbolo do sindicato e no bolso o símbolo do terapeuta. A cor do jaleco vai do verde clarinho ao lilás, ficando a critério do profissional.

Vanderlei Pedroso
Vanderlei Pedroso - Presidente do SINTER-MT
Solange Guedes
Solange Guedes - Presidenta do SINTE-SE
símbolo da FENATE símbolo do SINTE-SE símbolo do terapeuta