☰ MENU
|
logo entre chaves logo logo entre parêntesis

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS

Uma nova consciência do "SER" terapeuta

IV Encontro de Terapeutas Tem Objetivos Alcançados

07.05.2011

O IV Encontro de Terapeutas do Estado em Sergipe aconteceu dias 05 e 06 de maio na Câmara Municipal de Aracaju e atingiu todos os objetivos propostos e um pouco mais.

Desde o I ENCONTRO DE TERAPEUTAS EM SERGIPE, o tema abordado era a regulamentação e a Lei que amparasse a categoria. Cada encontro é melhor que o anterior, e assim vamos avançando, qualificando, conquistando o espaço que é nosso. O diferencial deste encontro realizado na Câmara Municipal de Aracaju foi a abordagem sobre a FATESE - Faculdade de Terapias de Sergipe, com protocolo de registro no MEC, o que certamente terá uma grade diferenciada e inédita no Brasil, ratificando toda a história das terapias que hoje envolve todo o país, e que começou em Sergipe a partir do ano 2000.

hino
(foto arquivo C.M.aju) (esq) Solange Guedes (pres. do SINTE-SE), Vereador Valdir Santos (propositor da Lei em Sergipe), Adeilde Marques (Pres. da FENATE), Vereador Emmanuel Nascimento (Pres. da Câmara Municipal de Aracaju)

O "I Encontro de Terapeutas em Sergipe" aconteceu em 2003, objetivando organizar a categoria no Estado de Sergipe.

Em 2005 vem a realização do "II Encontro" para chamar a atenção à necessidade de regulamentação. O III Encontro veio em 2008 já com propostas mais amadurecidas onde se tratou do movimento das terapias no Brasil e em Sergipe, as leis que reconhecem o terapeuta, a luta da Federação Nacional dos Terapeutas pelo reconhecimento da classe no Brasil, como a sociedade reconhecer o profissional legalizado e evitar o charlatão, quais as diversas especialidades de terapias em vigor e suas funções específicas, o perigo dos "cursos" de final de semana, e os cursos reconhecidos pela FENATE. O encontro reuniu representantes das secretarias da Saúde do Estado e Município, Delegacia Regional do Trabalho, UFS, Conselho Estadual de Educação, CGTB, Prefeitura e Governo do Estado, com apoio da Câmara Municipal de Aracaju. Um grande avanço para a luta dos terapeutas pelo reconhecimento. Daí ser aprovada a Lei Municipal em dezembro de 2008 para reconhecimento da categoria no Estado de Sergipe.

Neste IV Encontro de Terapeutas o objetivo foi discutir três tópicos:

  • A Lei Municipal e sua aplicação, com fins a deliberação para inclusão da categoria nos hospitais, SUS, enfim, inclusão no meio social da área da Saúde de fato e de direito.
  • Leitura e discussão da Resolução 003 da FENATE
  • Leitura e discussão do Código e Ética do Terapeuta do Brasil

Abertura do evento

A abertura do evento coube ao anfitrião, Vereador Emmanuel Nascimento, Presidente da Casa, que teve fala expressiva para a importância do evento (aguarde )

hino
Entoação do Hino Nacional
presidente da Câmara
Presidente da Câmara Municipal de Aracaju parabeniza terapeutas
Valdir Santos

Vereador Valdir Santos, propositor da Lei 3.685-D/2009 aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Aracaju, que dispõe sobre a criação a categoria de TERAPEUTAS, suas atribuições, responsabilidades, fala das medidas que tomará a partir deste Encontro. (aguarde)

Títulos de sócio honorário

Três Títulos de SÓCIO HONORÁRIO forma ofertados: aos vereadores Valdir Santos, Emanuel Nascimento e Adeildede Marques. Esta por estar encerrando sua missão com o Sindicato dos Terapeutas do Estado de Sergipe, no seu segundo mandato à frente desta entidade da qual foi fundadora.

presidente recebendo homenagem
Presidente da Casa recebe homenagem das mãos de Adeilde Marques (FENATE)
presidente recebendo homenagem
e Título de Sócio Honorário da FENATE e SINTE-SE
Almeida Lima
Vereador Valdir recebe Título e Placa das mãos de Adeilde
Vereador Valdir
Adeilde recebe Título e Placa das mãos do Vereador Valdir

A presidenta do SINTE-SE, Solange Guedes, falou sobre "As terapias em Sergipe de 2002 a 2011 - avanços e conquista da Lei".

Solange
Adeilde

História das Terapias – dos precursores aos momentos atuais – o que mudou, foi o Tema abordado por Adeilde Marques (Pres. da FENATE); Explicando e esclarecendo ainda sobre a Resolução 003 da FENATE e Código de Ética do Terapeuta do Brasil, havendo efetiva participação dos presentes.

Vigilância sanitária - participação efetiva e produtiva

vigilância vigilância

A Vigilância Sanitária acatou o convite e compareceu para uma contribuição efetiva e extremamente proveitosa na pessoa de Isabel Cristina Andrade Siqueira Silva (Vigilância Sanitária Municipal) e Jacklene Andrade de Araújo (Gerente de Cosméticos da Vigilância Sanitária Municipal) (aguarde).

Importância das palestras

Edna Sobral de Moura Dantas, Mestranda em Educação, Pós-graduada em Direito Educacional, Graduada em Pedagogia, Exerce atualmente a função de Coordenadora Geral da Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo, foi a estrela que finalizou o evento, atraindo a atenção dos presentes quando tratou da legislação e da abertura da faculdade idealizada há mais de 5 anos, e que agora se tornará realidade. (aguardem)

Edna Sobral

Atividades de meditação

14:00 – Atividade de relaxamento ou meditação - Rita Beserra

Atividade "Harmonização Corpo e Mente com o Yoga" – com Maria Emília Dantas

Emilia Rita

Confraternização

O Empório Naturista deixou a todos com água na boca.

coffee break coffee break
coffee break coffee break

Homenagem merecida

aplaudida

Ao final do evento, aplaudida de pé, Adeilde Marques agradece a todos que contribuiram direta ou indiretamente, enfatizando que agradecia principalmente aos que "deram muito trabalho pois, foram eles que impulsionaram a chegada até os dias de hoje", concluiu.