"Técnica da Acupuntura é Autorizada Somente para Medicos" é Tema Discutido Entre Fenate e CFM
11.12.2010
Uma das abordagens da audiência que a FENATE solicitou ao Conselho Federal de Medicina foi sobre a veiculação na imprensa, de matérias que comprometem a imagem do terapeuta, prejudicando seus atendimentos em consultório, em virtude de trazerem confusão à sociedade sobre onde está a verdade.
A matéria veiculada no jornal Correio de Sergipe datada de 1 de novembro de 2010, teve como manchete de primeira página "TÉCNICA DA ACUPUNTURA SÓ É AUTORIZADA PARA MÉDICOS". Foi defendido pela presidenta da FENATE, Adeilde MArques, que esta informação confunde a sociedade e compromete a imagem do terapeuta acupunturista, sendo necessário mais cuidado com o que se informa a respeito das terapias que são reconhecidas pelos demais Conselhos.. Isso também cabe a Homeopatia e outras.
O Dr Carlos Vital, na oportunidade, ratificou que não há Lei que defina sobre isso. A opinião é pessoal da referida médica. Que essa opinião também pode ser expressa por outros Conselhos que entendam que a acupuntura é especialidade deles. Iinformou que para o CFM a acupuntura é especialidade médica, mas isso não quer dizer que não médicos não possam aplicar. Só uma Lei é que pode definir. Para ele, tem certos procedimentos da acupuntura que diante da complexidade deve ser aplicado por médicos.
Obsevando a opinião de outros profissinais, ouvimos o Dr Wukwang que salientou que "A inserção de agulhas além da camada muscular deve ser restrita a médicos. E agulha bisturí (técnica especial que existe na China, não há no Brasil) deve ser restrita a médicos treinados nesta técnica. A inserção de agulhas nas camadas superficiais e microssistemas deve ser estendida a todos os profissionais de saúde. Na verdade, agulha entrando 1mm já está funcionando, nem precisa aprofundar muito" disse ele.
Segundo a Dra Arilene, na matéria veiculada, há necessidade que o profissional que atenda com acupuntura, tenha conhecimento de diagnóstico laboratorial, o que demonstra certamente desconhecer a forma de diagnóstico através da iridologia, um método preciso das terapias.
Para a presidenta da FENATE, é necessário que esse tipo de informação seja bem claro para que a sociedade entenda e escolha a sua alternativa de atendimento.
Para que fique mais claro, entenda-se que quando um Conselho reconhece uma determinada técnica das terapias, significa que autoriza seus associados a aplicarem aquelas técnicas. Mas isso não invalida que sejam utilizadas pela categoria de terapeutas ou outras.