☰ MENU
|
logo entre chaves logo logo entre parêntesis

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS

Uma nova consciência do "SER" terapeuta

Lei Estabelece a Criação do Programa de Terapia Natural no Rio de Janeiro

Do G1, no Rio - 17.06.09 - 13h10

A rede estadual de saúde do Rio vai passar a contar com um Programa de Terapia Natural, conforme lei sancionada pelo governador Sérgio Cabral e publicado no Diário Oficial de terça-feira (16). Com isso, hospitais públicos terão de oferecer especialidades como massoterapia, acupuntura, medicina ortomolecular, fitoterapia e até hipnose.

A Secretaria estadual de Saúde está elaborando um plano para adotar o serviço, que ainda não tem data para começar. A previsão, no entanto, é que as modalidades terapêuticas estejam disponíveis em breve na rede pública de saúde estadual.

De acordo com a Lei 5.471, de autoria da deputada Inês Pandeló (PT), o atendimento será realizado por meio de convênios com órgãos federais e municipais e entidades representativas de terapeutas naturalistas.

As atividades serão desenvolvidas por profissionais habilitados e inscritos nos órgãos de classe. As outras especialidades que estão previstas no programa são nas áreas de terapia floral, hidroterapia, cromoterapia, aromaterapia, oligoterapia (equilibra os minerais e vitaminas no organismo), geoterapia (tratamento natural com o uso de argila), quiropraxia (técnica de manipulação da coluna), iridologia (análise de padrões, cores e outras características da íris), trofoterapia (utilização de alimentos para prevenir doenças) , naturologia (ciência que estuda métodos naturais para manter e recuperar a saúde), ginástica terapêutica e terapias da respiração.

Lei nº 5.471 de 10 de junho de 2009 estabelece no âmbito do estado do rio de janeiro a criação do programa de terapia natural.

Clique para ampliar:

lei Rio