FENATE Participa do VI Congresso da CGTB em Recife
13.12.08
O VI CONGRESSO DA CGTB, realizado em Recife no dia 28 de novembro pp. reuniu 67 delegados, 27 sindicatos filiados, e contou com a participação do 2º vice-presidente nacional da CGTB, José Avelino Pereira (Chinelo); Luís Torres, representante do prefeito do Recife; dos presidentes das federações estaduais dos Servidores Públicos, Amaro de Melo Vasconcelos, e do Alimento, Paulo Spinola; da presidente da Federação Nacional dos Terapeutas, Adeilde Marques; do presidente da CUT-PE, Sérgio Goiano; Nilson Araújo de Souza (economista), Enoque Feitosa (CGTB-PE) e Edna Costa (CMB).
"O líder portuário Marilton Cavalcanti foi reeleito para um período de quatro anos e salientou: “Foi o mais expressivo e combativo congresso realizado em Pernambuco nos últimos anos. Agora ficaremos em melhores condições para levar adiante a luta dos trabalhadores em defesa da soberania, pelo desenvolvimento, especialmente nesse momento de crise financeira mundial. Vamos começar imediatamente a mobilização pela redução dos juros, o principal instrumento para enfrentar a crise e manter o ritmo de crescimento”, afirmou Marilton."
Palestra
A palestra do economista prof. Nilson Araújo de Souza (ladeado por Adeilde Marques e dirigente sindical pernambucana) , com o tema “A Crise Financeira e seus Reflexos na Economia” foi uma abordagem histórica sobre a Economia Mundial, as raízes da crise atual e sua influência no Brasil.
O dirigente da CGTB José Avelino Pereira (Chinelo) 2º vice-presidente nacional da CGTB, fez a exposição sobre a luta pela “Redução da Jornada de Trabalho e Políticas de Valorização do Salário Mínimo e Distribuição de Renda”.
"os delegados debateram as políticas de emprego, renda, educação e investimentos, sendo aprovadas por unanimidade mobilizações pela imediata redução dos juros; centralização do câmbio; implantação de programa de substituição das importações; defesa do pré-sal, com propriedade das reservas para a União; fortalecimento da Petrobrás; e ampliação dos investimentos do PAC; entre outros pontos. O VI Congresso estadual da CGTB-PE aprovou o fim do nefasto fator previdenciário e a recuperação do valor dos benefícios dos aposentados e pensionistas."