☰ MENU
|
logo entre chaves logo logo entre parêntesis

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS

Uma nova consciência do "SER" terapeuta

III Encontro de Terapeutas em Sergipe - 11 e 12 de Setembro de 2008

31.07.08

Local:
Escola do Legislativo
Praça Fausto Cardoso

Inscreva-se com antecedência
para garantir seu certificado
de participação!

Dia 11.09.2008 - Quinta feira

13:30 - Credenciamento

13:50 – composição da mesa

Mesa 1

- 14:00 – A Federação Nacional dos Terapeutas, sua atuação e os novos rumos das terapias no Brasil  
Palestrante - Adeilde Marques – Pres. da FENATE, Pres. do SINTE-SE, Bacharela em Jornalismo, licenciada em Matemática, MBA em Recursos Humanos (em andamento)

- 14:30 - A importância da Regulamentação e o papel do Congresso Nacional no reconhecimento das categorias profissionais
CONVIDADO - Senador Almeida Lima - ex-prefeito, foi deputado estadual por duas legislaturas e atualmente é Senador.

- 15:10 - Lei Municipal para inclusão do Terapeuta na Saúde em Sergipe -
CONVIDADO - vereador Valdir - com propositura de projeto de Lei para a categoria de Terapeuta tramitando na Câmara municipal de Aracaju

- 15:30 – Portaria 971 e a inclusão das Terapias no SUS, hospitais, Postos de Saúde -
CONVIDADO - Rogério Carvalho - Secretário Estadual de Saúde

- 16:00 - Cursos de Extensão; qual a legalidade? –
CONVIDADO : Prof. Rui Belém de Araújo - Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Sergipe

- 16:30 - Os critérios de atuação necessários para atender legalmente o mercado de trabalho
CONVIDADO : Fernando José Guedes Fontes - Superintendente da Delegacia Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe

-17:30 - DEBATES

- 18:00 - Apresentação do Grupo Musical Luzeiro da Paz (Leonardo- flauta, Davy – violão, Izaias – percussão, Ronaldo – teclado, Alex – voz e maracá) – LANÇAMENTO DA MÚSICA DO TERAPEUTA: "DA DIVINA PRESENÇA EU SOU" (autoria do Grupo)

-18:30 - Intervalo para Coffee Break

Mesa 2

-19:00 - "A inserção das Terapias como Instrumento de Suporte a Serviço da Educação: Um Breve Olhar Sobre Nossa Ancestralidade"
Palestrante: Prof. Dr. Antônio José dos Santos Costa – Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana( UEFS)S; Pós-graduado em Didática do Ensino Superior; Pós-graduado em Filosofia, Estudos Culturais e Pesquisas em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA); Pós-Graduado em Formação de Leitores com Ênfase em Literatura Infantil pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ/RJ); Mestre em Ciências Sociais pela FATECBA; Doutor em Educação pela Open University ; Pós-Graduando em Criminalidade, Violência e Políticas de Segurança Pública pelo Ministério da Justiça e UFS. Atualmente é Professor da Universidade Aberta do Brasil, vinculada à Universidade Federal de Sergipe (UFS).

- 19:30 - O AUTO-cuidado do cuidador: o cuidar de si para cuidar do outro
Palestrante: Matilde Baracat – Maceió/AL - Enfermeira especialista em obstetrícia, com mestrado em educação pela UFPR, professora da Fundação Educacional Jayme de Altavila-FEJAL/CESMAC, Maceió; Terapeuta Floral, Formação Holística de Base – UNIPAZ-Segipe; Biopsicologia-Instituto Visão Futuro/S.P.

- 20:00 – O estudo da Íris como prevenção de doenças
Palestrante: Raimundo Pereira - Terapeuta Naturista, Iridologia, Shiatsu (Acupuntura), Quiropatia Chinesa, Auriculoterapia, Fitoterapia, Geoterapia, Hidroterapia, Trofoterapia

- 20:30 –DEBATES

- 21:00 – SHOW COM O GRUPO BAGO DE JACA

Dia 12 . 09. 2008 - Sexta Feira

Mesa 3

- 09:00 - A Fitoterapia – um simples chá PODE matar?
Palestrante: Dra Poliana Cristina Teixeira Damásio – formação em farmácia pelo Unicentro Newton Paiva; Pós-graduação pela AMFH - Associação Mineira de Farmacêuticos Homeopatas; pós- graduação pela ABMA - Associação Brasileira de Médicos Antroposóficos (a única do Nordeste); há 2 anos veio implantar a farmácia Weleda de Aracaju que hoje se encontra na farmácia Brumar, que abastece de Salvador a Fortaleza.

- 09:30 - Acupuntura Sistêmica, Estética. Os benefícios e legalidade –
Palestrante: Francisco Assis de Jesus (BA)

- 10:00 - A Terapia Floral e sua legalização no Ministério do Trabalho –
Palestrante: Adeilde Marques – Terapeuta Floral desde 1980, representante dos sistemas Bach e St. Germain em Sergipe, autorizada pelos sistemas para ministrar cursos.

- 10:30 - Criança Índigo e Criança Cristal
Palestrante - Joel Mascarenhas da Rocha Filho(Joel Rocha), licenciado em Pedagogia-FA; Formação e Aperfeiçoamento em Psicologia e Psicoterapia Transpessoal-UFS; Formação de Terapia de Vivências Passadas e Aprofundamento em Técnicas Transpessoais-UFS (em andamento); Reiki,Nível I e II- Satia Reiki Communion; Hipnose e Terapia Ericksoniana com Sofia Bauer-BH; Meditação, Saúde e Qualidade de Vida-UFS pela UFS (em andamento)

- 11:00 - Homeopatia – quebrando tabus
Palestrante: Dr Carlos Lyrio – Diretor - Presidente do Centro de Estudos e Pesquisas Homeopáticas de Petrópolis no R. J - Médico, Terapeuta Homeopata e Mestre em Saúde da Família , Diretor- Presidente e idealizador do Instituto Roberto Costa. Especialista em Homeopatia e Clínica Médica. Membro Titular do Instituto Hahnemanniano do Brasil; Estudou o National Health Service Complementary - NHSC em Londres a convite da British Homeopathic Assossiation o que o inspira na construção de um modelo de assistência homeopática para o SUS; Idealizou e fundou com o Prefeito de Petrópolis o Instituto Roberto Costa . Foi professor da disciplina de Saúde e Sociedade do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Petrópolis. Desde de 2006 dedica-se exclusivamente ao Insitituto Roberto Costa no desenvolvimento de vacinas com nosódios vivos e aos Cursos de Capacitação em Homeopatia.

- 11:30 – DEBATE

- 12:10 – INTERVALO PARA ALMOÇO

Mesa 4

- 14:00 – Yoga e meditação - um caminho para o equilíbrio da mente, corpo e espírito -
Palestrante: Maria Emília Dantas, Yogaterapeuta, Terapeuta Floral - Professora de Yoga e Florais

- 14:40 – A Igreja e as Terapias
Palestrante: Marlete Rezende Oliveira - Psicoterapeuta Transpessoal, formação em Teologia pela UCSAL/ ARQUIDIOCESE DE Aracaju, participação em cursos de Parapsicologia pelo CLAP/SP; Eneagrama e Relações Humana pelo NEHSE; Terapeuta Floral.

- 15:10 – Ato médico e os direitos dos pacientes
Palestrante: Dra Maria Angélica Rezende Silveira – Coord. de Saúde Publica da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Sergipe. Autora do livro "Estatuto dos Pacientes - uma idéia" e da Cartilha "SAÚDE - direito do cidadão - dever do Estado"

- 15:50 – O papel do sindicato estadual e sua importância para a segurança e defesa da categoria
Palestrante: Ubiraci Dantas de Oliveira, vice-presidente da CGTB – SP; Membro da CONSEA - Conselho de Segurança Alimentar; Diretor da Executiva do Congresso Nacional Afro-Brasileiro; atuou como Secretário Geral do Sindicato dos Metalúrgicos.

- 16:20 - Auto-Regulamentação: o caminho do meio
Palestrante: Dra Lindinalva de Souza - Advogada da Fenate (Brasília); advogada militante em Brasília, Assessora do sindicato dos Vigilantes do Distrito Federal. Atuou na fundação de diversos sindicatos no Estado da Bahia e Distrito Federal.

- 16:50 - A legislação e o perigo dos cursos livres para formação profissional
Convidado - Dr José Alves Dantas Filho - Advogado, Empresário, ex-presidente do SPC, Diretor Tesoureiro do FCDL - Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Aracaju

- 17:20 – DEBATE

- 17:45 - CONCLUSÃO DOS TRABALHOS - ENTREGA DE MEDALHAS E DO
"PRÊMIO MÉRITO DA AMIZADE" aos que incentivaram e apoiaram o movimento das Terapias desde seu início.

- 18:00 – ENCERRAMENTO COM SHOW DE LANÇAMENTO DO III CD DO CANTOR KLEBER MELO

Objetivos

# Levar à sociedade a informação dos movimentos atuais das terapias no Brasil e em Sergipe e as leis que reconhecem o terapeuta
# a luta da federação nacional dos terapeutas pelo reconhecimento da classe
# como a sociedade reconhecer o profissional legalizado e evitar o charlatão.
# quais as diversas modalidades de terapias em vigor e suas funções específicas
# O perigo dos "cursos" de final de semana, e os cursos reconhecidos pela FENATE

de mãos dadas

Informar! A melhor forma de educar!

Informações e inscrições pelo (79) 3255-2221 9972-0152