Audiência Pública Reúne Terapeutas na Câmara Federal
18.08.2007
A Comissão de Legislação Participativa recebeu no último dia 16 de agosto, terapeutas de todo o Brasil para uma Audiência Pública que trata da REGULAMENTAÇÃO DOS TERAPEUTAS. O evento ocorreu no Plenário III do Anexo II com início às 09:30 hs e terminando por volta do meio dia e meia do dia 16 de agosto, tendo como objetivo inicial debater acerca do reconhecimento e regulamentação da profissão de Terapeuta Naturalista.
A relatoria coube ao Deputado Leonardo Monteiro (PT/MG) e os expositores foram: - Rogério Fagundes Filho - Professor, jornalista e terapeuta naturalista; · José Alberto Moreno - geógrafo homeopata, professor de homeopatia, terapeuta naturista, autor de diversos livros de homeopatia; · José Rodrigues de Oliveira (Zé Raizeiro) - Presidente da Associação dos Terapeutas Naturalistas do Brasil; Sandra Paixão - Presidente da Associação Brasileira de Homeopatia Popular; Adeilde Marques Presidente da Federação Nacional dos Terapeutas.
Dois projetos foram discutidos. O primeiro, apresentado pela Associação de Terapeutas Naturalistas Alternativos na Saúde e Cultural do Brasil, defende a regulamentação da profissão de TERAPEUTA NATURALISTA. O outro, da Federação Nacional dos Terapeutas, defende a criação da Profissão de TERAPEUTA, incluindo todas as terapias, seguindo o padrão das categorias já regulamentadas tais como a categoria de Medicina, Psicologia, Odontologia, com suas respectivas especialidades.
Na oportunidade, a Deputada Luiza Erundina, relatora do projeto da Federação Nacional dos Terapeutas, sugeriu a formalização de um Seminário, segundo ela, para dar legitimidade e força. Sugeriu ainda a constituição de um grupo de trabalho, formado pelos expositores e assessoria dos deputados, com fins de ampliar a discussão. O deputado Luis Couto (PT/PB), sugeriu uma consulta pública sobre os dois projetos, com a participação popular.
A sessão foi encerrada com o propósito do Seminário que dará continuidade à discussão da regulamentação.
Todo o desenrolar da audiência Pública pode ser acompanhado pelo site:
Câmara dos Deputados - Arquivo Sonoro