☰ MENU
|
logo entre chaves logo logo entre parêntesis

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS

Uma nova consciência do "SER" terapeuta

HEMOSC Está com Estoque de Sangue Praticamente Zerado

06.11.2006

O estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) está praticamente zerado. O tipo AB+, por exemplo, não tem mais reserva. O centro que abastece a Grande Florianópolis cortou hoje o fornecimento de bolsas de sangue para cirurgias eletivas em hospitais e clínicas do Estado. A prioridade do estoque de sangue está, agora, para as emergências de todo o Estado.

Segundo a técnica administrativa do Hemosc da Capital, Rosa Deola, sem doadores, o caos no cancelamento de cirurgias poderá ser notado em breve. Todos os oito tipos sanguíneos também estão com estoque abaixo da média pra atender até mesmo casos emergenciais. Para normalizar, por exemplo, o estoque de sangue AB+, seria necessária doação para 55 bolsas reserva. Hoje a média de doadores não passou de 15 pessoas, pela manhã. O normal para uma manhã de início de semana, segundo Deola, seriam 50 doadores.

Na véspera do feriado, passaram pelo centro 130 doadores. Para quem pode ser um doador, o Hemosc fica aberto das 7h15min até às18h30min, sem fechar ao meio-dia. É necessário ter entre 18 e 65 anos de idade e pesar mais de 50 quilos. O doador não deve ir para o HEMOSC em jejum e não pode ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação. Após um ano, quem fez uma tatuagem ou colocou piercing no corpo também pode ser um doador. Quem teve qualquer tipo de hepatite após os 10 anos de idade não pode doar. O homem pode doar sangue quatro vezes por ano, a cada dois meses. Já a mulher, três vezes ao ano, num intervalo de três meses.

Uma campanha de doação – que acontece anualmente no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, na Capital – será realizada na próxima quarta-feira. o objetivo é tentar amenizar o problema de estoque. Das 8h às 17h, o ônibus estará no local para realizar a coleta dos doadores voluntários - em geral, funcionários da Infraero e moradores dos bairros próximos.