☰ MENU
|

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS

Uma nova consciência do "SER" terapeuta

FENATE Visita Ministério do Trabalho para Tratar de Inclusão de Novas Terapias na CBO

05.04.2013

Em janeiro de 2013 o Ministério do Trabalho divulga nova atualização da CBO- Classificação Brasileira de Ocupações, quando reconhece e amplia o número de terapias, desta vez um grupo mais extenso incluído na Família Ocupacional de Tecnólogos e Técnicos em Terapias Alternativas e Estética sob Código 3221.

As atualizações anteriores aconteceram em 2002 e 2008, e cada vez mais as terapias vão sendo reconhecidas como ocupação, o que é o primeiro passo para a regulamentação.

Aline

No Ministério do Trabalho, a presidenta da Fenate, Adeilde Marques, é recebida pela Técnica da CBO Aline Martins, que explicou que “a CBO reconhece uma ocupação para fins estatísticos, classificatórios, e para fins de reconhecimento junto ao mercado de trabalho.”

Com aproximadamente 2.400 ocupações, e apenas 890 regulamentadas, atualmente algumas profissões passam a ser regulamentadas, o que até então não estava acontecendo, o que trás uma esperança para a categoria de Terapeutas que há 9 anos batalha por esta realização.

Segundo Aline Martins, “estando incluído na CBO, já é um passo para a regulamentação. A idéia da CBO é criar uma identidade do profissional que passa a ser incluído na RAIS – Relação Anual de Informação Social, no CAGED , pode ter anotação na Carteira Profissional, passa a fazer parte de dados estatísticos, qualitativos e quantitativos com relação àquela ocupação, pois a CBO é a única classificação de ocupação do país.

Segundo a presidenta da FENATE, Adeilde Marques, apesar da inclusão de um vasto número de terapias, ainda existem várias novas terapias de eficácia comprovada no tratamento e cura que precisam ser reconhecidas e passem a fazer parte deste cadastro, como é o caso da Morfologia do Sangue, Terapia Transpessoal, Arteterapia, Experiência Somática, dentre outras, com profissionais preparados e com competências necessárias para a sua realização.

Algumas ações por parte da diretoria da Fenate já estão sendo tomadas para que estas novas terapias sejam incluídas.