☰ MENU
|
logo entre chaves logo logo entre parêntesis

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS

Uma nova consciência do "SER" terapeuta

FENATE Participa da Comemoração dos 10 Anos da CLP

10.08.2011

A presidenta da Federação Nacional dos Terapeutas, Adeilde Marques, recebeu o convite oficial para participar das comemorações dos 10 anos de existência da Comissão de Legislação Participativa - CLP da Câmara Federal que ocorre no período de 10 a 17 de agosto deste ano de 2011.

Adeilde discurso

Na oportunidade, Adeilde Marques participa da Audiência Pública "A Sociedade Civil na Câmara dos Deputados", como debatedora (ao lado, presidente da mesa - Deputado Jânio Natal)

Na sua fala, Adeilde Marques lembrou as duas oportunidades vivenciadas naquela Casa do Povo, quando do advento da Audiência Pública em agosto de 2007 e do Seminário Nacional sobre Terapias, em novembro do mesmo ano, oportunidade que tiveram terapeutas de várias entidades de mostrar suas lutas em prol do reconhecimento das terapias, embora de forma isolada, o que continua acontecendo até os dias de hoje. Apesar da FENATE buscar unir forças, as demais entidades da área dão prEferência à caminhada individual, o que demonstra desunião da classe, certamente dificultando a realização do objetivo comum: RECONHECIMENTO!

Adeilde disse que naquele momento estaria batendo na mesma tecla, pois desde 2007 o andamento das sugestões de projeto de Lei do Dep Leonardo Monteiro (Atenab) e da dep Luiza Erundina (FENATE), que culminou com a junção das duas sugestões, o deputado leonardo Monteiro retirou a sugestão em trâmite. Mas agora volta com o projeto dos terapeutas naturalistas, o que, segundo ela, sugere reconhecer apenas esta especialidade das terapias, o que seria, a seu ver, "o mesmo que retirar a pediatria da medicina para regulamentar isoladamente". e continuou: "tramitam projetos de Lei para Terapia Naturalista, para Acupuntura, para Massoterapia, cada um buscando isoladamente um espaço" , e somente a FENATE, desde 2003, visa reconhecer TODAS as terapias num único grupo denominado TERAPEUTAS"

Concluiu dizendo da importância destes projetos, mas Sugerindo aos deputados da Casa que repensassem um projeto único que inclua todas as terapias, convocando as partes interessadas para formatação de uma lei comum que abranja todas as especialidades.

Erundina

Com a deputada Luiza Erundina, detentora da sugestão do Projeto de FENATE, e o deputado Edivaldo Holanda, fazendo contatos com os novos legisladores.