☰ MENU
|
logo entre chaves logo logo entre parêntesis

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS

Uma nova consciência do "SER" terapeuta

SINTE-SE Participa da 4ª Conferencia da Cidade de Aracaju

12.12.09

A 4ª Conferência da Cidade de Aracaju é uma iniciativa da prefeitura de Aracaju que tem por objetivo discutir os problemas da cidade com a participação popular.

Com a efetiva participação de movimentos populares, empresas, representantes de trabalhadores, representantes das entidades profissionais acadêmicas e de pesquisas e conselhos profissionais e representantes de ONG's.

A abertura ficou a encargo do prefeito da cidade Edvaldo Nogueira, que ressaltou sobre o título de a Capital da Qualidade de Vida, o que tornou a nossa cidade mundialmente conhecida e ostensivamente visitada turisticamente.

prefeito
Prefeito da cidade de Aracaju, Edvaldo Nogueira
vice-prefeito
O Vice-prefeito e Secretário Municipal de Planejamento, Silvio Santos, enalteceu a participação popular dizendo que "Foi ouvindo a nossa população que construímos a 'Capital da Qualidade de Vida'
lideranças
A participação das Lideranças comunitárias e representantes dos movimentos sociais fizeram acontecer, pacificamente, os bons resultados da Quarta Conferência.
Adeilde
A presidenta do SINTE-SE, Adeilde Marques, participou como relatora do grupo I.

Destacamos a fala da professora Vera, da Universidade Federal de Sergipe, que salientou o pensar isolado das secretarias Informando da importância, como grande desafio do hoje, pensar essas políticas de forma integrada. Reiterou que quando se pensa numa casa, se inclui transporte, sis6ema de abastecimento, escola, dentre outras ações secretariais que não podem pensar isoladamente, cada um no seu setor, e sim de forma a se planejar conjuntamente as ações que envolvem cada necessidade social. Parabéns à professora Vera, que segundo ela "para que haja desenvolvimento urbano é preciso que haja integração", pois a tradição até o momento é cada secretaria só cuidar de sua pasta, sugerindo por parte da prefeitura a criação de um planejamento para integrar todas as secretarias.

Dos grupos de discussões saíram importantes propostas tais como: integrar e articular políticas específicas e setoriais na área de planejamento urbano - solo, habitação, saneamento, transporte e mobilidade urbana; integrar e articular políticas setoriais nas áreas de desenvolvimento urbano; mudar os interesses existentes a cada local, constituindo-se em um espaço permanente de discussões, negociações, visando garantir a gestão pública participativa em cidades que decidem melhorar a qualidade de vida; compartilhar informações, etc.

Crédito: fotos Alejandro Zambrana e José Salomé