☰ MENU
|
logo entre chaves logo logo entre parêntesis

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS

Uma nova consciência do "SER" terapeuta

Doutor Roberto Costa é Homenageado Pelo Seu 98º Aniversário

15.11.09

O Homeopata Roberto Costa é homenageado pelo seu 98º aniversário, no monumento em frente ao Instituto Roberto Costa, na cidade de Petrópolis e conta com a participação popular, corpo de terapeutas do IRC, a presidenta da FENATE Adeilde Marques, e a filha do homenageado.

Roberto Andrade da Costa nasceu em Petrópolis em 1908. Criou a técnica para produção dos Nosódios Vivos na década de 70. Sua fama chegou ao auge quando foi publicado nos Anais Franceses de Homeopatia o trabalho "Emploi de Biotherapiques dans le Traitement de Souris Infectées par Trypanosoma Cruzi, resultats préliminaires" que mostrou que camundongos tratados com o Nosódios Trypanossoma Cruzy 30DH não desenvolveram a Doença de Chagas. Roberto Costa faleceu em 1997. Em Petrópolis foi construído em 2003 o Memorial Roberto Costa no centro - histórico da cidade, a área mais nobre da cidade Imperial, depois de pareceres favoráveis do Instituto Histórico de Petrópolis - IHP e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN do Ministério da Cultura. Roberto Costa, com seus nosódios vivos, é considerado o Albert Sabin da Homeopatia.

Dr Roberto Costa, criou o CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS HOMEOPÁTICAS DE PETRÓPOLIS - CEPEHP, fundado em 1981, com o objetivo de divulgar os nosódios através de práticas de ensino, pesquisa e produção dos medicamentos.

Em 1999 Dr Carlos Lyrio, ex-aluno e seguidor do Dr Roberto Costa, criou o INSTITUTO ROBERTO COSTA – IRC com o objetivo de redimensionar o trabalho de Roberto Costa através da incorporação ao legado científico de novas tecnologias capazes de atender às demandas sociais dos novos paradigmas emergentes na área de saúde, do qual é o atual presidente.

memorial
Memorial a Roberto Costa
Carlos Lyrio
Dr Carlos lyrio, seguidor e Diretor do Instituto Roberto Costa
filha do dr Roberto Costa
A filha do dr Roberto Costa, ao lado do memorial, agradecendo a homenagem.
público
Público presente