☰ MENU
|
logo entre chaves logo logo entre parêntesis

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS

Uma nova consciência do "SER" terapeuta

Primeiro Encontro de Terapeutas da Região Nordeste Homenageia Parlamentares

26.11.08

O Primeiro Encontro de Terapeutas da Região Nordeste aconteceu dia 18 de novembro, na sede da OAB, em João Pessoa. Presidentes dos sindicatos de Terapeutas de filiados à FENATE, participaram com o objetivo de discutirem ações conjuntas.

hino
A abertura foi com a entoação do Hino Nacional.
Irmã Socorro
Em seguida, a anfitriã, Irmã Socorro, presidenta do Sindicato dos Terapeutas do Estado da Paraiba, deu as boas vindas e falou da importância do momento.

Participaram da mesa:

  • Irmã Socorro de Jesus – Presidente do Sindicato dos Terapeutas da Paraíba – SINTE/PB e Diretora de cultura da Academia de Letras Sagrada Família;
  • Ricardo Brindeiro – Representante do Deputado Federal Luís Couto;
  • Vereador Padre Adelino;
  • Glória Regina Costa de Couto – Presidente do Sindicato dos Terapeutas do Rio Grande do Norte;
  • Gilda Maria Santos – Terapeuta de Pernambuco;
  • Antônio Alves da Silva – Representante da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário da Paraíba;
  • Rosa Maria de Sales – Vice-presidente da Academia de Letras Sagrada Família.
  • .Adeilde Marques - Presidenta da Federação Nacional dos Terapeutas do Estado de Sergipe e do SIndicato dos Terapeutas do Estado de Sergipe

Na fala de Ir. Socorro foi enfatizado o seguinte aspecto da vocação terapêutica: A vocação do terapeuta é uma vocação mística.

Adeilde
A presidenta da FENATE, Adeilde Marques, se empenhou em agradecer a presença de todos, e falar da justa homenagem oferecida naquele momento ao Vereador Pe Adelino, primeiro parlamentar a abraçar a causa dos terapeutas, acolhendo a sugestão de projeto de Lei da FENATE
Adelino
Pe. Adelino, o propositor da lei 1665, que dispõe sobre a implantação das terapias naturais para o atendimento da população no município de João Pessoa, falou que esta tinha como finalidade primordial a defesa da vida; e parabenizou os terapeutas em virtude de sua atividade de recuperar vidas.
Adeilde
A presidenta da FENATE emocionou-se diante da presença do representante do Deputado Luiz Couto, Dr Ricardo Brindeiro, e do Dr Antônio Alves da Silva – Representante da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário da Paraíba, ao mostrar a necessidade urgente do projeto da FENATE chegar ao conhecimenrto do Presidente Lula.
Dr Brindeiro
Dr Brindeiro salientou o apoio e preocuopação do Deputado Luiz Couto, que vem acompanhando desde o início, a luta da federação em Brasília. Foi ele quem, a pedido da Irmã Socorro, levou à Deputada Luiza Erundina a inneção da FENATE, e esta lutou pela participação da federação na Audiência Pública de agosto de 2007, na Câmara Federal. Sem o apoio destes parlamentares a FENATE não teria conseguido expressar suas verdades.
Dr Antônio
O Dr Antônio Alves da Silva – Representante da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário da Paraíba, reconheceu a importância de apoiar esta luta, falando do apoio efetivo da presidenta Irmã Socorro junto às questões agrárias naquele Estado, e pode conhecer mis de perto a situação dos terapeutas da Paraiba e do Brasil.
Gilda
A Terapeuta de Pernambuco, Gilda Maria Santos, mostrou que ainda falta a consciência do profissional da área no sentido de se engajarem na luta para fortalecer a categoria.
Glória
A presidenta do SINTE-RN, sindicato dos Terapeutas do Estdo do Rio Grande do Norte, Glória Regina Costa de Couto, falou ser sua primeira experiência num evento da natureza, em virtude de ter tomado posse como presidenta no dia naterior, quando da fundação do SINTE-RN. Mas deixou claro sua vontade de trabalhar pela categoria naquele Estado, e sua garra e dedicação na nova responsabilidade assumida. Enalteceu sua diretoria, ali presente, por estarem somados

Homenagens

Adelino

O Vereador Pe Adelino foi o primeiro a receber sua homenagem, numa placa com os dizeres:

"A Federação Nacional dos Terapeutas, através do Sindicato dos Terapeutas do Estado da Paraíba, presta HOMENAGEM DE GRATIDÃO Ao VEREADOR PADRE ADELINO Pela Lei 1665 de 28 de julho de 2008

João Pessoa, 18.11.2008

Adeilde Marques -  Irmã Socorro
FENATE - SINTE-PB

A placa foi entregue pelo Dr Ricardo Brindeiro – Representante do Deputado Federal Luís Couto, que também foi lembrado na sua ação na Câmara Federal em prol da FENATE.

Adelino
Adeilde Marques (FENATE) lembrou aos terapeutas que agradecer é sempre. E que nos próximos dois anos a categoria deve formular seus agradecimentos nas urnas, em reconhecimento da conquista da Lei que os ampara a partir de então, devido ao empenho do Vereador Pe Adelino que assumiu esta tarefa em beneficiar a classe com a Lei 1665.

Mais Homenagens

Adeilde
Adeilde Marques surpreendeu Rosa Maria de Sales, Vice-presidente da Academia de Letras Sagrada Família, homenageada pelo apoio a todas as ações do SINTE-PB desde sua fundação. Incansável, toma a frente da organização de todos os eventos do SINTE-PB com todo esmêro e muito bom gosto.
placa entregue
A placa foi entregue pelo Dr Antônio Alves da Silva
abraço
O abraço carinhoso, externando o agradecimento

Presidenta do SINTE-PB - Homenagem Merecida

Irmã Socorro
Incansável, atuante, e verdadeiramente preocupada com a situação do Terapeuta no Brasil, a Irmã Socorro não fica só na esfera do Estado da Paraiba. Ela incentivou a fundação do Sindicato do Estado de Pernambuco, Rio Grande do Norte, influenciando e incentivando ainda os presidentes dos outros Estados filiados, e sua influência já está se estendendo ao Norte do País onde a FENATE chegará em breve. Irmã Socorro recebe a placa das mãos do Vereador Pedro Martins Mojeiro, também amigo do Deputado Luis Couto.
Irmã Socorro segurando placa
Ela que chamamos carinhosamente de "Irmã Dulce da Paraíba" , feliz com a merecida homenagem, expõe seu prêmio, servindo de incentivo e modelo, mostrando que a luta é ardua mas que vale a pena seguir a missão. Ela endossa que o terapeuta é um missionário e que precisa apenas sentir-se como tal para que a categoria seja forte e respeitada no país e possa realmente salvar vidas desde que coloque o "Amor e o coração nas suas ações"

Hora dos comes e bebes, momento de integração dos terapeutras dos estados do nordeste. Adeilde Marques corta o bolo comemorativo.

Adeilde cortando o bolo
Adeilde corta o bolo comemorativo
confraternização com sindicalizados
Reecontro com sindicalizados
terapeutas
(Esq para dir) Ricardo Brindeiro, Gilda Maria Santos (PE), Adeilde Marques (SE), Glória Maria Costa Couto (RN), Antônio Alves da Silva e Irmã Socorro (PB)
cerimonialistas
O papel dos cerimonialistas foi fundamental para o brilho do evento. À esquerda, a quem se deve o crédito das fotos do evento. À direita, João - Diretor de Comunicação do SINTE-PB que conduziu toda a cerimônia ancorando o evento.
confraternização
Muita harmonia e congraçamento dos terapeutas vindos de Sergipe, Rio Grande do Norte e Pernambuco, somados aos da Paraiba.