☰ MENU
|
logo entre chaves logo logo entre parêntesis

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TERAPEUTAS

Uma nova consciência do "SER" terapeuta

Sindicato dos Terapeutas do Estado de Sergipe e Licenciado pela Vigilância Sanitária

16.10.2006

A presidenta do Sindicato dos Terapeutas do Estado de Sergipe, Adeilde Marques promoveu visita a Vigilância Sanitária de Aracaju em setembro pp. visando propor uma parceria entre Vigilância e Sindicato, conforme deliberações da Federação Nacional dos Terapeutas, através de estratégias de ação orientada a todos os sindicatos de terapeutas dos estados federados. Segundo Adeilde, a proposta de parceria inclui um trabalho conjunto entre sindicato e Vigilância no sentido de procedimentos que venham a favorecer os dois lados. Um das solicitações do Sindicato foi a criação de uma comissão com Técnicos da vigilância e profissionais Terapeutas para juntos elaborarem uma Legislação Estadual de acordo com os critérios da Vigilância Sanitária.

Após esta visita de apresentações, a Vigilância retornou em oficio o acatamento da parceria e encaminhando fiscais para visitar o estabelecimento, a pedido da presidenta, para conhecimento das ações de ambas as partes, uma vez que na sede do sindicato, alem do atendimento ao terapeuta para as questões sindicais, desde a sua criação abre as portas para os terapeutas que estão iniciando na profissão e que não tem um local próprio, acolhendo-os ate que se firmem profissionalmente no mercado de trabalho. Para que as dependências do sindicato viessem a desenvolver este tipo de atendimento, a Vigilância Sanitária deveria proceder a fiscalização para orientação dos procedimentos principalmente no que concerne aos atendimentos com Acupuntura, devido ao uso de agulhas, instrumentos que necessitam desta fiscalização. No dia 16 de outubro, na segunda visita dos fiscais, o Sindicato teve a satisfação de receber a liberação da licença de funcionamento no que concerne as terapias, podendo assim continuar com o trabalho de acolhimento dos filiados que atendem na sede do sindicato.

Atualmente, o horário da manhã, acontecem os atendimentos aos filiados e assuntos de ordem jurídica, tais como novas afiliações, atendimento a espaços terapêuticos e pessoas jurídicas na área das terapias, etc. Os atendimentos terapêuticos acontecem a tarde, e a noite são realizados os cursos.

Os atendimentos que estão acontecendo na sede do SINTE-SE são com as terapias florais, acupuntura e massoterapia. Os cursos que estão sendo oferecidos são de florais, yoga, cromoradiestesia com inscrições abertas para outros cursos na área das terapias.

Este mesmo procedimento de parceria entre Vigilância Sanitária e Sindicato está acontecendo paralelamente nos sindicatos dos Estados federados, atendendo a orientação da Federação Nacional dos Terapeutas.

O Sindicato dos Terapeutas do Estado de Sergipe funciona a Rua Urquiza Leal, 1080, sala 117, Alvorada Centro Empresarial no Bairro Grageru. Os contatos e informações podem ser pelo telefone (79) 9972-0152 ou pelo email sinte@sinte-se.org.br